"Não quero saber do lirismo que não é libertação"
Poética
Manuel Bandeira

A redundância via satélite

>> terça-feira, 4 de maio de 2010

Outro dia estava a zapear pelos canais de TV da Sky, como qualquer assinante de TV paga sabe, por vezes você tem 50 canais e nada que passa lhe agrada, seja a milésima repetição do “homem da casa” na Fox, ou a enésima repetição de Sr e Sra. Smith no FX, ou um velho e repetido episódio de algum Law and Order, série que tem até um spin-off britânico.

Estava eu lá a sofrer com a programação nem os meus refúgios de sempre History Channel, Discovery Channel, Natgeo, Managementv (que enquanto escrevo esse texto passa uma boa entrevista com, o “velho” Kissinger e em seguida uma com o famoso Michael Porter, no The Charlie Rose Show, antológico, mas isso não vem ao caso), pois bem, tentei me refugiar no Sportv que passava algum esporte que julgo tedioso, ou reprise de um jogo que já havia visto. Em suma, estava eu de saco cheio (se me permitem esse tipo de linguagem) com a TV.

Então acho um programa no Multishow, chamado “minha praia”, que agrupa jovens de corpos esculpidos em uma casa de praia paradisíaca, numa competição que é um hibrido de “Big Brother Brasil” com “No limite”, os competidores disputam provas nos arredores da mansão de veraneio em que estão acomodados. Não achei o programa interessante, na verdade achei chato que só, contudo, algo me chamou atenção a premiação do programa uma viagem ao Havaí.

Pensei, mas que diabos, os caras estão confinados em uma mansão paradisíaca numa praia cinematográfica em um litoral absurdamente acolhedor, para ganhar de prêmio a mesma coisa. Sério, achei a idéia muito ridícula, se coloca então pessoas na praia para ganhar férias numa outra praia.

Sou só eu ou esse programa é a celebração da redundância, o que é em certo modo a essência do modelo de reality show. No final todos são a mesma coisa: pessoas batendo boca e levando uma vida absolutamente desinteressante cercada de câmeras, uma chatice só. Sorte minha que me refugie em livro de Garcia Marquez. 

0 comentários:

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP